sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Órgãos do sistema genital feminino

       O sistema genital feminino compõe - se de órgãos situados extremamente ao corpo da mulher (pudendo feminino) e de órgãos localizados no interior do abdome (vagina, útero, um par de tubas uterinas e um par de ovários).

Pudendo feminino e clitóris

       O pudendo feminino ( anteriormente chamado de vulva) localiza - se na região baixa do ventre, entre as coxas, sendo constituído pelas estruturas denominadas lábios maiores, lábios menores, clitóris e vestíbulo vaginal. 
      Os lábios maiores são duas dobras grossas de pele que se estendem paralelamente desde a região inferior do púbis até as proximidades do ânus internamente aos lábios maiores, há duas pregas de pele menores e mais delicadas, os lábios menores, que delimitam a entrada da vagina, região denominada vestíbulo vaginal.
       Na região anterior do pudendo feminino, perto da junção dos lábios menores, localiza - se o clitóris, um órgão com cerca de 1cm de comprimento, constituído por tecido erétil, que se enche de sangue e fica intumescido durante a excitação sexual. O clitóris é considerado um órgão homólogo ao pênis, mas, diferentemente deste, não contém a uretra.
      A uretra das mulheres abre - se como uma pequena fenda no vestículo vaginal, entre o clitóris e a abertura da vagina. No vestíbulo, os lados da abertura vagina, desembocam os condutos de um par de glândulas, (glândulas vestibulares maiores, ou glândulas de Bartholin) produtoras de secreção lubrificante, que facilita a penetração do pênis no ato sexual. Nas mulheres virgens, isto é, que nunca tiveram relação sexual vaginal, o orifício da vagina é parcialmente recoberto pelo hímen, uma membrana mucosa de função ainda desconhecida que, em geral, se rompe no primeiro ato sexual. 
 

Um comentário: