quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vagina e Útero

       A vagina é um tubo de paredes fibro musculares, com cerca de 10 cm de comprimento, que vai do pudendo feminino a base do útero, com o qual se comunica. As paredes da vagina dilatam-se durante a excitação sexual e as grandes glândulas vestibulares secretam substâncias com função lubrificante que facilita a penetração do pênis.
       O útero é um órgão muscular, oco, de tamanho e forma parecidos com os de uma pêra. Em mulheres que nunca engravidaram, ele mede cerca de 7,5 cm de comprimento por 5 cm de largura. A porção mais afilada do útero, conhecida como cérvix uterino colo uterino, é rica em tecido conjuntivo fibroso e tem consistência mais firme que o restante do órgão. O cérvix uterino projeta-se para o interior da vagina, comunicando-se com ela por meio de uma pequena abertura que, durante o parto, dilata-se permitindo a saída do bebê.
        O interior do útero é revestido pelo endométrio, um tecido rico em glândulas, em vasos sanguineos, e em vasos linfáticos. A partir da puberdade, o endométrio torna-se periodicamente ( a cada 28 dias, aproximadamente ). Se não ocorrer gravidez parte do endométrio que se envolve é eliminado juntamente com o sangue resultante da degeneração dos vasos sanguineos, em um processo chamado de menstruação.

       Ciclo Uterino: paralelamente ao ciclo ovárico, ocorre um ciclo uterino ou menstrual com alterações do endométrio (revestimento uterino ). Essas alterações, induzidas por hormonas ováricas, que ocorrem em ciclos de 28 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário