quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ovários

       Os ovários, as gónadas femininas, são duas estruturas ovóides com cerca de 3 cm de comprimento, localizados na cavidade abdominal, na região das virilias. Na porção ovariana mais externa, chamada  córtex ovariano, localizam-se as células que dão origem aos óvulos.
       Formação dos Óvulos: o processo de formação dos gametas femininos é chamado de ovulogênese e tem ínicio antes do nascimento da mulher, em torno do 3° mês de vida intrauterina. Por volta do terceiro mês de vida, elas param de se dividir,, crescem, duplicam os cromossomos e entram em meiose, passando então a ser chamado de ovócitos primários ou ovócitos I.
       Cada ovócito primário é envolvidos por algumas camadas de célula, denominadas células foliculares, que formam uma pequena estrutura na parede do ovárioo folículo ovariano. Ao nascer, a mulher tem cerca de 500 mil folículos; mais da metade deles, porém, degeneram antes da puberdade. Durante o amadurecimento do folículo, ocorre multiplicação das células foliculares e acumulo de liquido intrafolicular.
       Fase Folicular: desenvolvimento de 6 a 12 folículos ováricos que iniciam mensalmente, o processo de maturação. Apenas um dos folículos conclui a maturação degenerando os restantes. Termina ocm a ovulação. As células foliculares e a teca interna produzem estrogênios     
      
  

Um comentário: